spamtrapOs spamtraps são e-mails criados pelos próprios provedores, como o Hotmail, o Gmail e o Yahoo, por exemplo. Com estas contas “falsas”, os provedores podem identificar os que enviam spam e não respeitam os usuários, os maus remetentes de e-mail marketing, prejudicando sua eficiência na entrega das campanhas e sua reputação. Existem dois tipos de spamtraps.

Os reais são contas de e-mail que nunca pertenceram a ninguém. Os provedores fazem com que estes endereços circulem na internet, sem a efetivação de cadastros.

Eles ficam expostos em comentários de sites e blogs, por exemplo, para que os robôs que vasculham endereços de e-mail os capturem. Assim, ao receberem uma campanha de e-mail marketing nestes endereços, os provedores identificam que o remetente não está respeitando as boas práticas.

A melhor maneira de evitar este tipo de e-mail em suas listas é adotando o Double Opt-in como sistema de cadastro, já que este método exige a confirmação do usuário através de um link enviado à sua caixa de entrada. Caso o usuário clique neste link e o processo é finalizado, está garantia a existência desta conta de e-mail.

Já os spamtraps recicláveis exigem ainda mais cuidado, pois são criados a partir de contas inativas, ou seja, contas de e-mail que já existiram e eram de usuários comuns, mas que deixaram de ser utilizadas por um longo período de tempo, de, por exemplo, três meses ou mais.

O endereço pode mesmo ter pertencido a um usuário que se cadastrou em suas campanhas. A melhor maneira de evitar problemas é monitorar o seu comportamento, e enviar campanhas apenas para quem interagiu com suas mensagens nos últimos três meses.

O uso de spamtraps é apenas uma das inúmeras maneiras que os provedores encontraram para evitar gastos desnecessários e diminuir o número de mensagens irrelevantes. Por isso, seguir o bom senso e as boas práticas continuam sendo as melhores alternativas para alcançar o sucesso com e-mail marketing.

Evitar spam traps vai ajudar a impulsionar sua reputação. Citaremos algumas dicas de como você pode superar os spamtraps:

Não compre ou alugue listas: se a fonte da lista é desconhecida, ela não é segura. Listas compradas e alugadas têm altos índices de spamtraps. Além da probabilidade de ser pego nessas armadilhas, as chances de encontrar um alto nível de reclamações também está presente, caso os assinantes não pedirem para receberem campanhas.

Confirmação de cadastro: pedir que um assinante confirme o cadastro na sua lista, ao enviar uma mensagem e requisitar um clique de ativação, ajudará a garantir que o endereço é tanto válido quanto ativo.

Rejeite endereços malformados: independente de o assinante ter inserido inocentemente um e-mail com erro de digitação, ou ter feito isso de propósito para evitar passar seu e-mail real, não devem ser enviados e-mails para endereços informados incorretamente. Além de poderem derrubar seus envios, eles podem aumentar as chances de serem pegos em spamtraps.

Envie uma mensagem de boas-vindas / confirmação: uma mensagem de confirmação ou de boas-vindas é a maneira perfeita de descobrir se o endereço está ativo e/ou correto. Se o e-mail não puder ser enviado a ele ou acontecer um bounce, remova-o.

Lista de supressão em toda a empresa: compartilhe uma lista de supressão com os endereços que tiveram bounce e quais assinantes reclamaram ou cancelaram a assinatura.

Só envie e-mails para assinantes engajados: para obter acesso às caixas de entrada do Gmail, Hotmail e Yahoo!, não basta apenas enviar ótimos conteúdos para os assinantes, mas enviar ótimos conteúdos para ótimos assinantes.

Um assinante pode parar de interagir com o e-mail por vários motivos, mas também pode ser que o endereço de e-mail tenha sido abandonado. Quando isso acontece e um ISP como o Gmail o assume para monitorar os hábitos de envio de Remetentes, cria-se um spamtrap reciclado.

Crie regras de engajamento para que assinantes não recebam mensagens após deixarem de se engajar com o e-mail por um certo número de dias. Regras de engajamento irão variar de remetente para remetente, e devem ser testadas constantemente. Fazer isso reduzirá o tamanho da lista de envio, mas somente aqueles assinantes que estão interagindo com as mensagens serão mantidos. Pense em qualidade em vez de quantidade.

Facilidade de cancelamento: faça com que seja fácil para assinantes se descadastrarem de sua lista de e-mails. Se um assinante não consegue descobrir rapidamente como fazer o cancelamento, ele provavelmente vai reclamar da mensagem ou deixar que ela entre em sua caixa de entrada e se perca em um mar de e-mails não lidos. Se o assinante abandonar seu endereço, ele pode ser transformado em um spamtrap.

Ofereça múltiplas maneiras de cancelamento como:

– os assinantes responderem um e-mail com “Cancelar Assinatura” no conteúdo ou no campo de assunto;

– Crie um link altamente visível dentro do e-mail, tanto no topo quanto no fim da mensagem, com a opção de cancelar a assinatura;

– os assinantes cancelarem a assinatura na sua conta online;

Atualizar as informações pessoais: ofereça aos assinantes uma maneira fácil de atualizar suas informações pessoais, para que, se eles abandonarem seus e-mails de 1999 para utilizarem um endereço mais moderno, eles ainda recebam seus e-mails.

Existem diversas ferramentas e serviços disponíveis que ajudam a identificar e remover spamtraps. O profissional de marketing digital pode avaliar todas as métricas que envolvem sua campanha, além de permitir o monitoramento de spamtraps. Cabe a você avaliar qual a melhor métrica que satisfaz suas necessidades.

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