O que as mídias sociais não fazem pelo seu negócio

Vive-se o auge da web 2.0 e especula-se como será a web 3.0. Enquanto isso, as mídias sociais consolidam seu poder e, com pouca verba, proporcionam às pequenas empresas uma abrangente ferramenta de comunicação e, principalmente, de relacionamento com seu público.

No entanto, há muita euforia e, com frequência, há deslizes e ações irresponsáveis nas mídias sociais. Muitos também as enxergam como o Santo Graal da comunicação digital, e acabam colocando sua empresa na Internet sem qualquer planejamento e, até mesmo, bom senso.

Muita calma nesta hora! O que as mídias sociais NÃO fazem:

Não substituem por completo outras mídias. Não pare de anunciar na TV e direcione 100% da verba para um anúncio no Facebook, por exemplo. É fato que as migrações de verbas de mídias tradicionais para a Internet aumentam bastante a cada ano, mas, para atingir diversas camadas de público, precisamos de um verdadeiro arsenal publicitário, para atender às exigências do consumismo, e isto inclui a mídia social como um elemento essencial dentro de um planejamento de comunicação.

A mídia social não traz seu cliente diretamente ao PDV. Antes de tudo, a mídia social deve gerar um interesse no cliente para consumir seu produto, através do conhecimento do mesmo e o envolvimento com a marca de sua empresa. O principal trunfo da mídia social é proporcionar um relacionamento direto com seu público, tornar-se mais um canal de atendimento, proporcionando uma relação mais próxima com os seguidores, através de uma linguagem mais direta.

NÃO ANUNCIAM! O maior engano das marcas é, literalmente, anunciar nas mídias sociais, usar o modelo tradicional da publicidade: compre, leve e ganhe. Com uma abordagem mais adequada nas redes sociais, as novas ordens aos seguidores devem ser: conheça, compartilhe e conquiste.

Não trazem resultados instantâneos. Dependendo da mídia social utilizada, o objetivo pode levar tempo para se concretizar. Nos casos de resultados muito rápidos, a marca já possui um trabalho de branding realizado em longo prazo. Qualquer branding bem feito possui seu devido tempo de maturação. Nenhuma marca “entra” na mente do consumidor de forma instantânea.

Não fazem milagres. Muita gente pensa que ter a dupla Twitter + Facebook é a solução perfeita de baixo custo para a comunicação de uma marca. Fazer o trabalho de branding na Internet exige muito esforço, muitas ferramentas, e principalmente, tempo. Muito cuidado com os “gurus” de internet, que prometem seu site na primeira página do Google ou milhares de seguidores em suas mídias sociais em pouco tempo.

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