Blog

Os blogs surgiram como uma forma revolucionária de interagir na internet. Você mesmo pode criar um blog na hora, de graça, e falar de suas preferências, opiniões e pontos de vista a qualquer momento. Os blogs deram início à democratização da internet, permitindo que qualquer pessoa com acesso à rede pudesse se expressar publicamente com liberdade.

Com a evolução da internet, surgiram recursos mais interativos, como as mídias e redes sociais. A ascensão dessas formas interativas reduziu a notoriedade dos blogs, mas não a sua importância, principalmente para as empresas.

O papel de gerar buzz e espalhar rapidamente uma idéia, slogan ou conceito, foi assumido por sites como Twitter, Facebook e Orkut, mais ágeis e dinâmicos, assim como novas redes sociais que surgem a cada dia. Porém, os blogs continuam sendo imbatíveis em três aspectos:

Canal de informação: dizer aos clientes o que você está fazendo e descobrir o que eles estão pensando.

Canal de relacionamentos: construir uma base sólida de experiências positivas com seus clientes, que os converta de meros consumidores de antes em fãs da sua empresa e de seus produtos.

Gestão do conhecimento: disponibilizar o conhecimento de sua empresa para as pessoas.

Mas é preciso ter consciência de que o blog é apenas um meio. Assim como as redes e mídias sociais, não vai gerar resultados se for usado apenas como mais um canal de propaganda da empresa.

A força do blog está na interação com os clientes e na possibilidade de a empresa transmitir seus valores e prioridades. O retorno direto não é medido em vendas, mas no grau de relacionamento que a empresa consegue estabelecer com seus clientes. Quanto mais forte esse relacionamento, maior a fidelidade aos seus produtos e serviços e, aí sim, maiores as possibilidades de venda. Algumas formas de exercitar esse diálogo são:

Fortalecer o relacionamento: o blog é um excelente canal para ouvir o que consumidores e clientes têm a dizer sobre os seus produtos e serviços, como fazem uso deles e quais as sugestões para melhorá-los.

Reagir a eventos negativos à empresa: blogs funcionam como um serviço de atendimento ao cliente, respondendo rapidamente a dúvidas e reclamações. Servem também como uma forma de monitorar o que falam da sua empresa e da sua marca na internet, fornecendo feedback sobre suas ações de comunicação e marketing.

Influenciar os formadores de opinião: um blog pode ser a melhor forma para chamar a atenção e influenciar especialistas, jornalistas, artistas etc., cujas preferências e escolhas influenciam diversas outras.

Digamos que um hotel possa usar o seu blog para ouvir as sugestões dos seus clientes sobre o atendimento e o serviço de quarto, mostrar as melhorias que está fazendo, e avisar os clientes sobre novos pacotes e promoções, ao mesmo tempo que atende às queixas e eventuais reclamações, além de mostrar as medidas que está tomando para resolvê-las. Os formadores de opinião seriam as publicações especializadas em turismo, que divulgam depoimentos de clientes satisfeitos ou as atrações diferenciadas da cidade ou região onde se localiza este hotel.

Vale salientar que o uso dos blogs não exclui a atuação da empresa nas redes e mídias sociais. Enquanto o Twitter é imediato e focado em ações rápidas, o blog é ágil e mantém o relacionamento aberto. Atuando juntas, complementam-se e criam sinergia capaz de aumentar o raio de ação das suas ações de marketing digital.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.