A muito se fala e se observa no mercado, uma constante busca pela inovação, seja esta uma inovação tecnologia, administrativa ou conceitual. Mas o que de fato gera inovação em uma organização?

Ao decorrer do tempo, se mostra cada vez mais comum, ver instituições de grande nível adquirindo novas instituições por estas se apresentarem inovadoras. A aquisição de empresas e formações de grupos, tornou-se um escape para organizações conservadoras, pois nestas a inovação tende a perder espaço para os costumes. Porém essa rota de escape por vezes e ao decorrer do tempo, apenas se mostra ineficaz.

A questão é: Por que?

A respota é simples. A inovação não está impregnada na instituição, mas sim em pessoas capazes e brilhantes, seres com capacidades de inovar, liderar e criar soluções inteligentes.  Quando uma empresa uni-se ou adquire uma empresa inovadora, ao decorrer do tempo ela apaga os ideais inovadores, pois por ser mais expressiva que sua nova aliada, a mantenedora tende a aplicar seus costumes e regras, costumes estes que não vão de encontro a inovação, pois se assim fosse a mesma não necessitaria “adquirir a inovação” e sim desenvolvê-la.

E a solução para isso?

A solução é ainda mais simples. Gerar inovação necessita de quebras de paradigmas, mudanças na forma de ser, agir, pensar e obviamente de pessoas capazes de gerá-las. Uma empresa só estará apta a ser inovadora, quando está abrir mão de seus costumes conservadores, quando estiver disposta a mudar. Para isso não é necessária uma revolução, uma simples divisão de princípios é o suficiente.

Ter um segmento a parte, um setor de inteligência que trabalha de forma isolada, seja este terceirizado ou interno. O importante aqui não é como fazer, mas sim o que fazer! Tornar este um departamento livre e com liberdade para direcionar a inovação, criá-la, ver está florescer!

Este é o princípio mais importante e mais antigo de todos. Ter cada peça em seu devido lugar e com sua respectiva função. Aceitar as fraquezas e ser aberto a mudar, pois uma coisa é certa: “Nem todos que fracassam em um momento acertam, mas todos aqueles que acertam já fracassaram!”

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.