Search Engine Optimization. O que é SEO? Afinal, como o Google funciona? Oi, meu nome é José Carlos é hoje eu vou falar um pouco sobre mecanismos de busca.

Para entendermos sobre SEO, que significa otimização para ferramenta de busca, precisamos falar um pouco como essas ferramentas funcionam. O Google é hoje a maior e mais utilizada ferramenta de busca do mundo, mas existem inúmeras outras. Cada uma destas ferramentas possui seu próprio “segredo”. As ferramentas nunca abrem a forma de como seus algoritmos funcionam, principalmente para que não possamos manipular as respostas. Mesmo assim, algumas coisas são padrões em todas estas ferramentas e entender estes padrões são cruciais para aqueles que trabalham com SEO. Basicamente as ferramentas atuam em 3 etapas: Indexar, Armazenar e Ranquear.
Você já reparou como o Google é rápido ao te trazer uma resposta? E como ele pode ser tão rápido assim? É justamente a forma de como ele correlaciona estas etapas que faz o Google ser tão eficiente. A ferramenta não sai vasculhando à internet inteira sempre que quer fazer uma pesquisa, até por que seria impossível fazer isso pois sempre existe conteúdo novo sendo publicado. Então, ela faz essa busca dentro dos resultados que ela já possui. Paralelamente as etapas trabalham para que o resultado sempre seja o mais coerente com a busca e é exatamente aí que o segredo está.

O resultado de uma busca é tão complexo e leva tantas variáveis em relação, que se torna impossível manipular a resposta. Uma prova disso é que para uma mesma pesquisa, dois usuários distintos vão ter resultados diferentes. O Google, por exemplo, chamou isso de “Busca Universal”, abolindo o que chamavam de “busca vertical” ao longo do tempo. Então, o que de fato sabemos?

Bom, não temos como saber ao certo como a ferramenta funciona na sua etapa mais primordial, que seria exatamente aquela que nos interessa que é o ranqueamento, porém temos muitas informações sobre etapas anteriores, o que nos favorece muito. Sem contar que, ao longo do tempo, muita coisa pode ser vivenciada e consequente algumas “boas práticas” foram criadas.

Atualmente, entende-se que a forma mais eficiente de estar bem ranqueado nos resultados é fazer com que a ferramenta entenda que você possui um conteúdo relevante, ou seja, que você tem a resposta para a dúvida do usuário. A forma mais indicada para fazer isso é criando engajamento, uma vez que este acaba sendo uma consequência de relacionamento, que, também acaba por ser uma consequência de autoridade. Então ao criar autoridade, passamos a ter mais relacionamento com nossos leads e isso faz com que eles interajam mais com nosso conteúdo. A consequência disso é que o alcance das publicações aumenta e a ferramenta passa a perceber que você é uma resposta que possivelmente irá satisfazer o usuário.
Então, basta pegar conteúdo publicado de uma pessoa muito influente e colocar na minha página? Não! Um dos pontos fortes do Google é conseguir identificar cópias e aí passa a ignorar outras páginas de possuem aquele mesmo conteúdo já indexado. Então não tem como fugir, quer ser encontrado? Seja original, seja produtivo e sempre busque entregar conteúdo de qualidade.

É assim que se atinge o topo do Google, de forma orgânica!

 

 

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