Para quem quer começar no comercio eletrônico, 5 passos fundamentais!
Primeiro passo é definir um nicho de atuação.
Segundo passo é fazer um plano de negocio, buzines plan.
Terceiro passo é a escolha de uma plataforma ideal.
Quarto passo é a  integração com os principais sistemas do eco sistema de comercio eletrônico.
E por fim, o quinto passo a divulgação da loja, chamado de marketing online.

Nicho de atuação

A internet propicia  você ter um alcance muito grande do ponto de vista de clientes, estamos falando de mais de 80 milhões de usuários de internet no brasil. Então quando você monta um comercio eletrônico, você automaticamente tem acesso a este mercado de 80 milhes de  pessoas. Contudo neste mercado em alguns segmentos ele já é bastante competitivo. Então se você não é uma empresa uma grande marca que não tem grandes investimentos a primeira dica e talvez a mas importante, é você buscar um nicho de atuação, pois você vai ter um marketing mais barato, menos competição e vai ter mais chances do seu negocio ter sucesso na internet. Um nicho não precisa ser  necessariamente um produto que só você tenha, mas pode ser fazer alguma coisa de forma diferente.

Se você quer entrar num segmento busca dentro desse segmento uma especialização. No mercado de alimento cada vez tem pessoas com restrições a alguma tipo de alimento, glutem, lactose, proteína do leite. se você for vender produtos alimenteicios você vai concorrer com os grandes super mercados, você pode se especializar e vender produtos  específicos para pessoas alérgica a glutem, isso e um nicho.

 

Planejamento estratégico

Quando você decide o que vai vender na internet, você tem que começar a montar um plano. O plano vai precisar ter a previsão de vendas,  previsão de despesas o quanto de despesa eu vou precisar para montar a loja virtual para eventualmente contratar uma pessoas para cuidar da minha loja virtual ou se eu mesmo vou cuidar da minha loja virtual, isso e muito importante, você não pode ter a ilusão que uma loja virtual funciona sozinha, ela não funciona sozinha.

Então o planejamento e fundamental,  até porque em cima do planejamento você vai saber o quanto de investimento você precisa ter para realizar a loja virtual, o quanto você precisa vender para ter retorno do investimento.

Um dos erros que agente percebe em alguns projetos de loja virtual, e que nao se calcula isso,  então se faz um investimento para montar a loja, e pelo fato de nao ter feito o planejamento quando a loja ta pronta não sobro dinheiro para um ponto importante, que é divulgar a loja para que as vendas aconteçam, e sem divulgar as vendas não acontecem.

Se você esta começando o primeiro negocio na internet, busque apoio para o planejamento, o mesmo planejamento para o negocio físico serve para o online. Então empresas como sebrai, endevor, que fazem o fomento do empreendedorismo e empreendedorismo na internet auxiliam empreendedores a montarem plano.
Eu não faria uma carrocinha de cachorro quente sem antes um planejamento.

 

Escolha de uma plataforma

A plataforma ela precisa ter 3 característica básicas que são: Performance, Disponibilidade e Segurança.
Performance porque  uma plataforma de e-commerce precisa ser rápida,  quando você tem um e-commerce lento você perde vendas.
Ela precisa ter disponibilidade no momento que o cliente decide comprar um produto e o site esta for do ar o logista perde a venda perde a credibilidade.
E segurança porque você precisa dar tranquilidade para o comprador, dele, inserir seus dados pessoas inclusive de cartão de credito numa plataforma segura.

Existem algumas plataformas que você precisa contratar customização, ou seja, você tem que ter uma agencia para montar a sua loja o design da sua loja, programadores para programar e existem outras plataformas de fácil montagem obviamente que ela não tem os níveis de recursos que os grandes e-commerce tem mas já e um começo para o ingresso no comercio eletrônico.

 

Integração com a plataforma

O quarto ponto são as integrações que a gente chama de eco sistema de comercio eletrônico.

Uma plataforma ela basicamente ela precisa estar integrada, com sistema de meio de pagamento, que aceite de forma segura os pagamentos de cartão de credito, precisa estar integrado com os sistema de logística, pelo menos integrada com os correios,  que no brasil hoje são as principais formas de distrubuição de produtos de ecommerce.

E o item que é extremante importante quando se fala em uma venda online, que é a fraude. Então você precisa ter uma plataforma integrada com sistema anti fraude. O que é um sistema anti fraude? É o sistema que verifica se a pessoa que está fazendo a compra, com aqueles dados de credito de rg de cpf realmente é a pessoa, e em caso de detecção de fraude não permitir que a pessoa efetua a compra.

Depois entramos em outros níveis de integração, redes sociais, email marketing, recomendação de produtos, exemplo, está calça combina com está camisa, recuperação de carrinho é uma integração importante, dai já entramos no ultimo ponto, que é o marketing  online.

 

Divulgação

O quinta passo é a divulgação da loja, marketing online. Onde aqui tem o ponto muito importante, ou talvez o  mais importante.

Existe uma ideia em algumas pessoas, em alguns empreendedores, que para vender pela  internet basta você publicar uma loja. Então aqui vai uma noticia ruim, se você publicar a loja na internet e  não fizer nem um tipo de divulgação, não vai ser localizado, você não vai vender!

Então como todo negocio, desde os negócios mais tradicionais até a era digital, você precisa montar um plano de divulgação da sua loja, depois de ter passados os 4 passos, ter escolhido um produto que vai vender,  ter feito um plano de negocio,  ter escolhido a plataforma, ter feito as integrações importantes para poder cobrar com segurança  livre de fraude e conseguir integrar um produto em qualquer lugar do pais, você precisa divulgar sua loja.

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