Desenvolvimento de Sites Responsivos, sites para celulares.

Desenvolvimento de Sites. Como criar um site de qualidade e eficiente?

Hoje em dia, a necessidade de criar um site na internet já deixou de ser uma opção e virou uma necessidade para empresas e profissionais liberais. A a internet é o atual meio de comunicação que melhor combina preço, velocidade e eficiência na divulgação.

Para se desenvolver um bom site é necessário mais conhecimento e inteligência do que dinheiro. Vamos mostrar aqui as principais barreiras em desenvolvimento de sites.

Principais barreiras no processo de Desenvolvimento de Sites

1. Planejamento

Essa é a parte mais importante de todo o processo de Desenvolvimento de Sites. Aqui serão identificados todos os aspectos de estrutura, design, interatividade, conteúdo que o seu site precisará ter para que, quando ele estiver pronto, ofereça oportunidades de interação do seu cliente com a sua empresa, gerando negócios e lucro para você.

Determinar o objetivo do site é a parte mais importante do Planejamento.

2. Registro de Domínio

Sua empresa precisa ter um endereço na internet (www.suaempresa.com.br), o cadastramento é feito de maneira simples e rápida. Você mesmo pode verificar se o domínio está disponível, acesse: http://registro.br/

No processo de desenvolvimento de sites, esse é um ponto que merece dedicação de tempo e criatividade.  Veja nesse artigo 5 dicas de como escolher um bom domínio para o seu site.

Caso precisar de ajuda, nós registramos o domínio para você, basta entrar em contato.

3. Design

Seu site precisa ter uma identidade visual correspondente ao seu negócio. Sendo objetivo, criativo, único e sedutor.

Uma falha comum no processo de desenvolvimento de sites é quando o Design é feito por um Web Designer que possui mais habilidade em programação do que em Comunicação. Procure sempre deixar o trabalho de Arte nas mão de um profissional especializado em Design Interativo, Arquitetura de Informação, Comportamento de usuários de Interfaces web.

4. Usabilidade

Usabilidade é fazer um site fácil para o usuário.  Seu site deve apresentar ao usuário, em poucos segundos, respostas sobre o que é o seu site e o que tem ali, de forma clara e objetiva. A navegação deve ser fácil e intuitiva, levando naturalmente o usuário exatamente para onde ele precisa ou deseja ir.

Essa etapa sempre deve ser pensada no processo de desenvolvimento de sites, porém o maior trabalho ocorre somente depois que o site está no ar. Isso por que você só consegue identificar as dificuldades e os reais interesses dos usuários analisando os relatórios do Google Analytics. Com base nesses relatórios de interações devem ser feitas melhorias no conteúdo, redação, imagens, botões e links de navegação.

5. Responsivo

Ser responsivo é ter um design flexível para se adaptar a qualquer tamanho de tela.
Oferecendo uma navegação intuitiva, simples e rápida, inclusive em tables e celulares smartphones.

Quando pensar em desenvolvimento de sites eficientes, pense que hoje existem mais tablets e telefones celulares do que computatores convencionais, sendo assim você não pode deixar de mostrar o seu negócio só por que o usuário não está navegando em um computador de mesa ou notebook.

6. Conteúdo Dinâmico

Todo site deve possuir um gerenciador administrativo, no qual através de login e senha, seja possível que uma ou mais pessoas altere o conteúdo do site. Essa alimentação pode ser feita por você mesmo, sem a necessidade de conhecimento em linguagem de programação.

Certifique-se de que a empresa de desenvolvimento de sites que você está contratando oferece um Sistema de Administração de Conteúdo simples, amigável e fácil de usar.

7. Programação

Não importa a linguagem de programação e tecnologia, você como administrador do negócio não precisa saber nada de Php, Html, Xml, .Net, MySql ou Linux. Pode deixar isso a critério da empresa de desenvolvimento de sites que você está contratando.
O mais importante é ter um site leve, que não demore para carregar e que funcione em todos os navegadores.

Cobre da equipe de desenvolvimento algum mecanismo de cópia de segurança de todos os arquivos e conteúdo, backups diários são recomendados.

Peça para para a equipe de programação sugestões sobre o serviço de Hospedagem, tenha certeza de que esse serviço seja de qualidade e que seu site não vai ficar instável ou fora do ar.

8. Relatório de Visitas

Tenha um sistema Analítico no seu site, o Google Analytics é o melhor. Com ele você vai poder analisar o comportamento dos visitantes do seu site, poderá descobrir de onde estão vindo os acessos, quais são as páginas mais visualizadas, quais links são mais clicados, quantidade de visitantes entre várias outras informações relevantes que poderão ajudar a tomar decisões estratégicas de Marketing.

9. Promova Tráfego

Não adianta nada você construir um site maravilhoso e ele não ter nenhum acesso. Seria o mesmo que construir um shopping no meio do deserto, não serve para nada né? Existem diversas técnicas de Marketing digital para promover tráfego de visitantes ao seu site. Começar pelo cadastro no Google Places é uma ótima ideia.

Sua empresa não tem Site?

Não tem problema. Somo uma empresa especializada em Marketing Digital Estratégico e de Desenvolvimento de sites.
Criamos o seu site para que ele seja uma ferramenta de interação com o seu cliente, gerando negócios e lucro para a sua empresa.

Você não precisa se preocupar com nada, desde o planejamento, execução e divulgação. Você se preocupa com o seu negócio e nós cuidamos do seu site.

 

2 respostas
  1. Guilherme Pereira
    Guilherme Pereira says:

    Ola, muito bom os tópicos, realmente, o design que me atraza rs, muitas vezes estou criando um blog ou site que seja, eu me dou melhor em programação, por isso tenho dificuldades no design em si, sobre como o usuario ira ver.

    Responder
    • Marli
      Marli says:

      É Guilherme, o design é um fator que me intrigava bastante quando precisei criar o meu site é um dos fatores que mais podem influenciar no sucesso ou não de um site. Eu fiz a opção por usar o construtor de sites SITE123 (pt.site123.com) pela facilidade e possibilidade de cometer menos erros, já que era completamente leigo. Muitos desses criadores oferecem uma ampla gama de templates e resultados bastante profissionais.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *