Google Places é uma ferramenta simples e gratuita para colocar a sua empresa online, mesmo que você não tenha um site.

Ideal para profissionais liberais, pequenas e médias empresas que possuem clientes locais ou para qualquer negócio que queira começar a aparecer no Google.

Podemos comparar o Google Place com as páginas amarelas da lista telefônica, pois o propósito dele é oferecer o endereço físico, site e telefone de empresas locais.

Experimente entrar no Google agora e digitar na pesquisa apenas a palavra “imobiliária” (e mais nada), o resultado será uma lista de imobiliárias da sua cidade, mostrando o site, endereço físico e número de telefone delas. O Google não mostra resultados tipo “o que é uma imobiliária” nem muito menos imobiliárias de cidades distantes. Isso porque o Google trabalha com relevância, ou seja, ele mostra em suas buscas os resultados mais interessantes aos usuários. Ele é capaz de saber que a “imobiliária” é um negócio local, por isso ele mostra uma lista de todas elas e exibe as mais próximas de você pois ele identifica o local (cidade) do IP da sua conexão.

imobiliaria

Fazer um cadastro no Google Places é certamente o primeiro passo para começar a aparecer nos resultados de Pesquisa do Google e também no Google Maps.

Basta inserir os seus dados, informando as pessoas o que você é e o que você faz.

Ofereça aos clientes as informações atuais sobre sua empresa, informe o endereço, telefone, horários de funcionamento, publique fotos, notícias e até mesmo ofertas especiais.

A inscrição é rápida, fácil e gratuita. Basta fazer login com sua Conta do Google e confirmar que você é o proprietário.

Para fazer a verificação de que você é o real proprietário da empresa o Google gera um código PIN, que será enviado por carta ao seu endereço ou você pode solicitar para receber uma ligação telefônica automática.
Após receber o código, você deve acessar o seu cadastro e informar o código fornecido, finalizando assim o processo de confirmação. A partir de então os dados da sua empresa começam a aparecer no Google.

Clientes poderão fazer comentários sobre a sua empresa no Google Maps e você poderá respondê-los como proprietário oficial.

connect[1]

E se o seu negócio não tem um endereço físico, ou se você oferece entrega a domicílio, você poderá marcar a região de atendimento.

Você ainda conta com um painel analítico do seu negócio, onde gráficos simples exibem quantas vezes os seus dados foram mostrados aos usuários do Google, quais os termos de busca que geram mais visualizações dos seus dados e de que regiões os seus clientes estão vindo.

Para fazer o cadastro da sua empresa no Google Places, basta acessar o link: http://www.google.com.br/business/placesforbusiness/