Infographic: The end of the Facebook Free-For-All

O Facebook mudou novamente o algoritmo do seu feed de notícias. Isto dificultou ainda mais o alcance das marcas com seus posts orgânicos e força os anunciantes a repensar suas estratégias na rede social.

Se você é uma grande marca, somente 2 a 8% dos seus fãs visualizarão os posts que você insere no Facebook. A rede social afirma que essas alterações visam a satisfação dos usuários. Ao mesmo tempo, a receita publicitária da plataforma continua a crescer.

Será que os anúncios pagos são a única esperança para as marcas? Será que o fim da gratuidade para todos? Se sim, o que os anunciantes podem fazer a respeito?

O infográfico da Marketo explora a relação do Facebook com as marcas.

Infographic: The end of the Facebook Free-For-All

As novas regras de privacidade implantadas para uso pelos usuários dificultou ainda mais a criação de promoções pelas marcas no Facebook, forçando os anunciantes a repensarem suas estratégias na rede social.

De fevereiro de 2012 a março de 2014, o alcance dos posts orgânicos no Facebook caiu de 16,00% para 6,51%. Atualmente, apenas de 2% a 8% dos fãs vêem os posts de fan pages de grandes marcas, e apenas 0,073% dos fãs interagem com os posts, seja com curtidas, compartilhamentos ou comentários.

O Facebook alega que as novas regras de privacidade deixaram os usuários mais felizes, pois eles querem ver mais publicações de seus amigos do que promoções de marcas, o que obriga as marcas a gastarem mais ainda com anúncios dentro da rede social.

Apesar de tudo, o Facebook não pode ser uma rede social a ser abandonada pelas marcas a curto prazo, pois há mais de 890 milhões de usuários ativos, e há um aumento de adesões por volta de 18% a cada ano.

Uma saída para aumentar sua visibilidade no site de Mark Zuckerberg. Postar vídeos no Facebook gera mais tráfico atualmente que vídeos hospedados no YouTube. Atualmente, há mais de um bilhão de visualizações de vídeos nativos do Facebook.

Também há outras alternativas para a marca aumentar seu retorno sobre o investimento:

Investir no Instagram. O aplicativo de fotos gera 58 vezes mais interações de usuários para a marca que no Facebook.

Focar-se no que seu site pode oferecer. Em 2014, 61% das ações em campanhas direcionaram usuários para os sites das marcas, bem mais do que os 28% em 2012. Já os cliques que direcionaram ao Facebook diminuíram de 31% para 16%. Os fãs de uma marca podem ficar até três vezes mais potencialmente dispostos a visitar seu site do que a se engajarem com a empresa no Facebook.

Não se esquecer do e-mail marketing. Em 2014, haviam por volta de 4,1 bilhões de contas de e-mail. Em 2018, a previsão é de que existam 5,2 bilhões de e-mails. Há uma média de três contas de e-mail para uma do Facebook e outra do Twitter. Há uma taxa de entrega de e-mails de 90% em uma campanha de newsletter, enquanto que a taxa de entrega de posts em uma campanha no Facebook é de apenas 2%.

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