Em campanhas de e-mail marketing, a reputação do servidor onde está o sistema que envia os e-mails e gerencia as campanhas é importantíssima para que sua mensagem chegue com sucesso à caixa de entrada dos assinantes de sua newsletter.

Nossa reputação não se resume à presença de nossa marca nas redes sociais ou no restante da Internet, mas também à escolha do servidor de nossas campanhas de e-mail marketing, para que o e-mail chegue com sucesso ao destinatário ou na caixa de spam.

A reputação de envio no e-mail marketing é uma ferramenta que os provedores de Internet (ISPs) usam para analisar o prestígio dos servidores utilizados pelo serviço de e-mail marketing que a pessoa contrata para enviar suas campanhas. Baseados em diferentes variáveis, os ISPs determinam se o e-mail está em condições de ser entregue ao inbox do destinatário ou se deve ir à pasta de spam.

Para proteger e melhorar sua reputação de envio, basta entender e pôr em prática cinco fatores que podem ajudar ou prejudicar suas campanhas:

Frequência de envio: a periodicidade com que você envia sua campanha pode impactar na reputação de seu servidor e ativar os filtros anti-spam. Procure enviar suas comunicações de forma constante, evitando envios que não sigam uma determinada frequência ao longo do tempo.

Quantidade de destinatários: ao enviar sua campanha a partir de sua própria conta de e-mail ou utilizando um serviço de e-mail marketing pouco confiável, você corre o risco de ser qualificado como spammer. É melhor contratar um serviço de e-mail marketing de qualidade.

Contas-armadilha: também chamadas de spam-traps, são contas de e-mail que os ISPs criam com o intuito de verificar se elas estão em suas listas de contatos que receberão campanhas de e-mail marketing. A presença destes endereços de e-mail indica que você não está administrando corretamente suas listas de contatos e gera suspeitas sobre a legitimidade de seus envios e capturas de endereços de e-mail.

Queixas por spam: com o tempo, alguns de seus contatos podem marcar seus e-mails como spam. Isso pode acontecer por uma razão verdadeira em alguns casos, mesmo que não seja corriqueiro. Também há pessoas que, em vez de descadastrar-se de suas listas de contatos, acabam marcando como spam as campanhas que não querem mais receber em sua caixa de entrada. Uma porcentagem elevada de queixas por spam pode impactar na reputação do servidor de envio.

Rejeições e contas inexistentes: mantenha sua lista de contatos atualizada. Um grande volume de endereços de e-mail inexistentes em sua lista pode ser um indicador de que para não importa para quem você está enviando a sua campanha, atitude típica de spammers.

Veja algumas dicas para melhorar sua reputação:

Estabeleça uma frequência de envio estável e comunique-a tanto para quem gerencia suas campanhas para quem quer receber seus e-mails. Um bom momento para informar isso é o e-mail de boas-vindas.

Construa suas listas de e-mails com o critério do marketing de permissão. Não compre listas de e-mails. Utilize formulários double opt-in no processo de cadastro à sua campanha, onde o usuário, ao cadastrar seu e-mail na sua lista, recebe um e-mail com um link para confirmar seu cadastro. Caso ele não clicar neste link e receber em sua tela a confirmação de que está cadastrado em sua campanha, seu e-mail não será inserido na base de dados. Mantenha suas listas de e-mail sempre atualizadas e livres de endereços errados ou antigos.

Valide o endereço de e-mail a partir do qual você envia suas campanhas, autenticando-o com DomainKeys/DKIM.

Existem vários outros critérios, tanto técnicos como de conteúdo, que influenciam na sua campanha, de forma que seja entregue com sucesso ou não. Continue pesquisando por formas de melhorar suas campanhas de e-mail marketing.

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