E-mail Marketing SegmentaçãoSabe qual é a rede social mais usada hoje em dia? E a mais antiga? A resposta para as duas questões é uma só: o e-mail. Exatamente! São quase três bilhões de usuários ao redor do mundo. O e-mail marketing já é considerado um dos melhores canais de aquisição de novos consumidores, tanto pelo alcance da ferramenta quanto pelo baixo custo das campanhas.

Mesmo com todas estas vantagens, não há garantias de que, com o e-mail marketing, seja fácil alcançar os objetivos traçados. Para que haja uma boa conversão, há vários resultados que precisam ser constantemente monitorados: taxa de abertura, taxa de cliques, número de e-mails entregues, filtros anti-spam, entre outros.

Para que estes números sejam favoráveis à suas campanhas, a segmentação é essencial para melhores resultados. Conhecer o seu cliente, entregar a ele conteúdo, produtos ou serviços que atendam suas necessidades e desejos, gera maior motivação e curiosidade no destinatário para abrir o e-mail que acaba de receber.

Conteúdo relevante

Para aumentar as taxas de abertura e cliques em campanhas de e-mail marketing, é necessário produzir conteúdo relevante para os seus leitores. É comum pensar no fluxo de um funil de compras, bem como o interesse de cada um dos grupos de trabalho, para produzir esse conteúdo.

Para campanhas destinadas àqueles que ainda não são clientes, o conteúdo deve estar focado no topo do funil de compra, fazendo com que conquiste o leitor e o traga para dentro do funil.

Para aqueles que já são clientes, é melhor produzir um conteúdo mais específico, de acordo com os interesses dos grupos definidos anteriormente, estimulando a conversão em vendas.

Em ambos os casos, a segmentação tem como finalidade descobrir qual conteúdo é mais adequado para determinado cliente. Sem esta segmentação, é bem provável que você tenha que criar uma newsletter “genérica”, sem poder realizar uma abordagem mais específica em nenhum serviço ou produto de sua empresa. Desta forma, você perderá a atenção de boa parte de seu público, podendo também perder assinantes.

A segmentação funciona como uma personalização do e-mail marketing, visando o maior aproveitamento e conversão da estratégia adotada.

Conhecimento da sua audiência

Conhecer o seu público é fundamental para a otimização de suas campanhas de e-mail marketing, não apenas para montar a campanha como para estabelecer estratégias mais técnicas para os envios.

Alguns clientes podem precisar de autenticações para que os e-mails não caiam na caixa de spam. Saber se esses clientes são parte importante da sua lista é essencial para direcionar os investimentos em campanhas.

Segmentar também ajuda a entender o comportamento de quem abrirá o e-mail. Talvez parte de seus assinantes prefira receber as newsletters de manhã, e outra parte, no fim do dia. Neste caso, você pode otimizar seus envios para conseguir mais aberturas e cliques.

Escolha de produtos selecionados

A segmentação também facilita a escolha dos produtos ou serviços que irão compor o seu e-mail marketing. Em lojas virtuais, esse fator é tão relevante que é considerado determinante para o sucesso ou fracasso de uma campanha.

Enviar uma newsletter com produtos que não estão de acordo com o perfil dos seus assinantes fará com que eles criem desinteresse e apatia para com a sua marca ou empresa. Isso irá refletir diretamente nas suas taxas de abertura e cliques, além de cancelamentos de assinaturas.

Ter uma lista de assinantes segmentada possibilitará o direcionamento dos produtos escolhidos para as campanhas, de acordo com o comportamento do seu público, mesmo que isso signifique disparar mais e-mails na mesma campanha.

Aos poucos, os resultados irão mostrar segmentações ainda mais otimizadas, criando uma base engajada e com altas taxas de retorno sobre investimento.

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